terça-feira, maio 21, 2013

De Artesã para Artesã



Dica do dia: Ética profissional

1. Fotos alheias. 

Acho que a pior coisa é usar a foto de outro artesão para se promover. Não a mal nenhum se Inspirar em peças já criadas, em modelos de outras artesãs. Inspiração! 

Não existe esse lance de: ah eu faço igualzinho! Mentira!!! Peças feita a mão são ÚNICAS! Se alguém te procurar com um modelo e perguntar faz igual? a resposta é NÃO, mas que se pode seguir o modelo, porém vc tem um estilo e técnica de fazer suas peças diferentes da artesã autora da obra apresentada.

Ah mas como eu vou divulgar meu trabalho se eu estou começando e não tenho fotos de peças minhas??? Simples, continue trabalhando e em breve vc já terá um número razoável de imagens onde a cliente poderá se basear quanto a qualidade e tipo de trabalho que vc faz.

Até hj eu não tenho fotos de todos os temas existentes, mas qd procuram o q não tenho, como eu tenho segurança de fazer qlq coisa (ou pelo menos tudo q eu acho q posso fazer) eu falo pra cliente q não tenho fotos do modelo pq ainda não o fiz, mas que ela pode conferir o meu trabalho na minha página e assim ela poderá ter ou não confiança na qualidade do meu trabalho!

Ah ela quer que eu faça um modelo pra ver se ela gosta sem pagar nada por isso??? Hun ai é uma questão pessoal, no inicio cheguei a fazer mas as peças ficavam pra mim, ou na maioria das vezes a cliente fazia a encomenda e ia junto no valor. Mas depois de um tempo vc já não terá mais tempo pra ficar fazendo novos modelos. Por isso ter fotos de trabalho anteriores pode ajudar muito, até pq quem já tem uma linha de trabalho com qualidade raramente sairá deste ritmo.

É Fácil? Não! Mas tenham paciência que uma hora vcs serão tão reconhecidas pelo seus trabalhos que sentiram orgulho de não ter desistido e de ter seguido um caminho de honestidade e ética profissional!!!

"hj uma provável nova cliente me procurou pra fazer um orçamento, passei o orçamento pra ela e no fim ela disse q ia pesquisar e qlq coisa falava comigo, eu prontamente perguntei se ela já conhecia minha página e mandei o link, ela me disse: Conheço sim... (risos) E disse que eu era muito recomendada.
Ganhei o dia, pq pra mim ser muito recomendada aqui no DF onde estou apenas 8 meses e sei que tem várias profissionais da área aqui e eu achava q eu nem era muito notada foi muito gratificante." É este um dos nossos combustíveis pra continuar. O reconhecimento, carinho e admiração pelo que fazemos!

Faça com prazer, com amor, e vc vai longe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categorias